quinta-feira, 15 de março de 2012

Lazarus Pascal - Criando componentes - I

Sem enrolação, vamos explicar detalhadamente a criação de componentes no novo e excelente Lazarus Pascal (0.9.30.2).

Unit

O componente é baseado numa Unit. Como até esta versão do Lazarus não temos uma template de componente, teremos que:

Criar uma nova Unit (File => New Unit) e através do Project Inspector tirá-la do projeto.

Este é o corpo default de uma unit:


Vamos compor uma classe que será INCORPORADA à paleta de componentes do Lazarus para uso posterior. Ela será algo útil como um gerador de códigos HTML. Na maior parte de seus métodos obteremos como resultado (retorno de função) código HTML gerado.

A classe

Os componentes são expressos em forma de classes Pascal que se conectam ao framework do Lazarus para poderem ser incluídos em formulários Lazarus.

O nome de nossa classe será TGeraHtml. Desta forma, seu protótipo dentro de uma Unit Lazarus. Desta forma, o protótipo de nossa classe será:

O nome da classe leva a letra "T" antes do nome para ficar dentro do padrão Lazarus. O componente é uma extensão da classe TComponent (é óbvio). O protótipo de TComponent já carrega consigo uma série de interfaces que o tornam adequado a ser incluído em um formulário.

Procedimento de registro

Para ser incorporado à paleta de componentes do Lazarus, o componente precisa ter um método de registro na paleta, dando a forma final do protótipo de componentes do Lazarus Pascal.


Repare que salvamos a Unit com um nome sugestivo, e que por isto o Lazarus altera seu nome na cláusula Unit.

Este é o protótipo básico do componente.

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