segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Google Custom Search limits - Pesquisa personalizada da Google tem limites diários

De mecanismo livre para pesquisa, a Google está começando a impor limites aos seus usuários.

Ao longo do tempo ela vem criando APIs, ou seja, serviços dedicados a determinados campos do conteúdo virtual.

O caso das pesquisas personalizadas (Custom Searches) é algo útil para quem faz pesquisas em um grupo limitado de sites (pois a proliferação absurda do número de sites e de artigos vem se tornando um empecilho perigoso para os leigos) a toda hora.

Ai você vai utilizando e descobre que depois de 100 (cem) pesquisas deste tipo, tem que pagar um valor para a Google. Absurdo. Que história é essa ? Se o Google se tornou uma biblioteca pública, e nós já pagamos os domínios e os provedores, vamos pagar pro Google por quê ? Nós, os internautas, construímos a Google. Se ele se tornou o que é hoje, foi graças a nós.

Parece que teremos, num futuro bem próximo, migrar para outras ferramentas de pesquisa, como Bing da Microsoft, Yahoo, Ask, etc. Ou então, a comunidade livre terá que tomar a frente e fazer um novo, com base na experiência dos já existentes.

Hoje, ao pesquisar um assunto sério, encontramos páginas desde aquelas feitas por pirralhos de 12 anos, até as produzidas seriamente por verdadeiros PhD's.

Os critérios para se filtrar o que é realmente é bom estão mais ou menos descritos no artigo:

Como é um texto bem escrito.

Conclusão

Se não forem tomadas providências, em algum tempo o Google começará a restringir o número de resultados a duas páginas, ou cobrar para mostrar resultados de sites de universidades, ou outros critérios espúrios.

Divulgue este artigo, pois O CONHECIMENTO É LIVRE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário