A ligação de roteadores entre si implica em provável complicação na geração de endereços IP dentro da rede interna. Para os leigos, os endereços IP pouco significam, e até para os mais instruídos usa-se a solução DHCP sem analisar contexto.
Termos
Vamos explicar os termos relacionados a modems e roteadores para leigos.
Modem - No caso da Internet doméstica, é o nosso conector com o provedor. É como se fosse nosso aparelho telefônico. Os bons já vem configurados com o usuário e senha internamente, para que o usuário não tenha que guardar em anotações e um dia precisar ligar para o SAC da provedora pedindo os dados. Ele também controla as indas e vindas dos pacotes de Internet.
Roteador - A princípio, ele é um compartilhador do sinal de Internet. Serve para possibilitar à sua família a divisão do ponto de Internet entre todos (que tenham computador, smartphone, notebook). No entanto, ele faz mais do que isto. Ele estabelece uma nova rede na sua casa, com regras próprias, números IPs próprios e sinal WiFi, além de características de segurança contra o meio externo.
WAN - Quando nos referirmos à WAN, estamos referenciando a GRANDE rede de usuários que está conectada ao provedor. Quando o cabo da provedora de Internet chega ao seu modem, esta WAN é interrompida, e estabelecida uma pseudo-WAN entre o modem e os roteadores domésticos. No caso da maioria dos modems, a WAN começa com o endereço 192.168.1.1, o mesmo que digitamos no browser (http://192.168.1.1) para configurar o modem.
LAN - Depois do roteador, ou seja, nas saídas (geralmente 4 portas), fica estabelecida a sua rede doméstica. Daí para dentro você deve estabelecer uma nova rede com prefixo diferente de 192.168.1, para deixar as coisas bem separadas e evitar conflitos.
A - Roteador Mestre
O Roteador mestre (ligado à WAN) é um legítimo TP-LINK com duas antenas. As configurações são:
Ele vem de fábrica com IP padrão 192.168.1.1, que colide com o IP dos modems das operadoras. A primeira providência é trocar este endereço para 192.168.10.11 (primeiro roteador):
Cabo
O cabo do modem vai no slot RJ45 de entrada WAN, e o do computador usado para configurá-lo vai em qualquer slot LAN.
LAN
IP: 192.168.10.11
Máscara: 255.255.255.0 (Classe C)
WAN
Deixe o IP dinâmico. Como o modem é 192.168.1.1, provavelmente ele vai assumir o endereço 192.168.1.2, a não ser que você possua mais de um roteador primário no local de sua LAN.
B - Roteador secundário
O roteador secundário é um antigo Pacific Networks, chinês legítimo. Desligue o cabo que vem do modem para a porta WAN do roteador mestre, pois você pode ter feito tentativas de ligação e um cabo pode ter sobrtado ligado. Ligue o cabo de rede do micro configurador num slot LAN deste roteador secundário. Tenha paciência, pois este também vem com IP 192.168.1.1. Na tela de configuração da LAN, altere para 192.168.10.12.
LAN
IP: 192.168.10.12
Máscara: 255.255.255.0 (Classe C)
WAN
Force o IP do tipo estático. Deixá-lo dinâmico provoca conflitos, travamento e até a perda do endereço do roteador. Se isto acontecer, o único remédio será o reset, com a perda de todas as configurações que ele tinha.
IP: 192.168.1.3
Máscara: 255.255.255.0 (Classe C)
Default Gateway: deixe como está, pois é opcional e o segundo roteador é só uma extensão do primeiro.
Feito isto, reconecte o roteador mestre na WAN, coloque um cabo no slot LAN do mestre e conecte a um slot LAN do roteador secundário.
Desligue modem e roteadores. Religue o modem e aguarde um pouco. Religue o roteador mestre e aguarde um pouco, enquanto testa se a Internet está funcionando no micro principal (ligado ao roteador mestre). Ligue o roteador secundário e aguarde, pois sua conexão à Internet pode demorar um pouco mais do que a do mestre.
Está pronto.
IMPORTANTE:
Tentar alterar o IP dos roteadores com o cabo WAN do modem (192.168.1.1) vai lhe dar uma enorme dor de cabeça, pois os IPs são iguais, e a rede enlouquece.
E do terceiro roteador em diante ?
O procedimento deve ser o mesmo do roteador secundário. Eles terão o IP estático e crescente, para manter a coerência.
Leia sobre o Roteador
Não se preocupe. Vc vai ter que resetar o roteador. Desliga ele. Enfia um palito no buraco do reset. Com o reset apertado, liga o roteador e mantém o palito por 4 segundos (dizem 3, mas temos que garantir). Aí solta o palito. O endereço voltará para 192.168.1.1 na maior parte dos roteadores.
ResponderExcluirAcrescentando:
ExcluirSe você definiu uma nova senha para Admin, ela retornará à original (geralmente admin também). Confira no seu manual. Se o tiver perdido, procure na internet a senha inicial do seu modelo específico.
Meu caro,
ResponderExcluirsua explicação foi bastante didática.
Tem configurações que, depois da sua explicação, são extremamente obvias.
Parabens pela sua habilidade de conduzir o assunto.
Dionizio