Programação com Scripts para Web
Blog da Rede Blogazine
Conteúdos com Pesquisa e Revisão
quarta-feira, 23 de maio de 2012
Configurar dois roteadores em cascata - LAN - WAN
A ligação de roteadores entre si implica em provável complicação na geração de endereços IP dentro da rede interna. Para os leigos, os endereços IP pouco significam, e até para os mais instruídos usa-se a solução DHCP sem analisar contexto.
Termos
Os termos foram explicados no post anterior, mas vamos repetir, até para que você possa imprimir este tutorial..
Modem - No caso da Internet doméstica, é o nosso conector com o provedor. É como se fosse nosso aparelho telefônico. Os bons já vem configurados com o usuário e senha internamente, para que o usuário não tenha que guardar em anotações e um dia precisar ligar para o SAC da provedora pedindo os dados. Ele também controla as indas e vindas dos pacotes de Internet.
Roteador - A princípio, ele é um compartilhador do sinal de Internet. Serve para possibilitar à sua família a divisão do ponto de Internet entre todos (que tenham computador, smartphone, notebook). No entanto, ele faz mais do que isto. Ele estabelece uma nova rede na sua casa, com regras próprias, números IPs próprios e sinal WiFi, além de características de segurança contra o meio externo.
WAN - Quando nos referirmos à WAN, estamos referenciando a GRANDE rede de usuários que está conectada ao provedor. Quando o cabo da provedora de Internet chega ao seu modem, esta WAN é interrompida, e estabelecida uma pseudo-WAN entre o modem e os roteadores domésticos. No caso da maioria dos modems, a WAN começa com o endereço 192.168.1.1, o mesmo que digitamos no browser (http://192.168.1.1) para configurar o modem.
LAN - Depois do roteador, ou seja, nas saídas (geralmente 4 portas), fica estabelecida a sua rede doméstica. Daí para dentro você deve estabelecer uma nova rede com prefixo diferente de 192.168.1, para deixar as coisas bem separadas e evitar conflitos.
A - Roteador 1
O Roteador 1 (ligado à WAN) é um legítimo TP-LINK com duas antenas. As configurações são:
Ele vem de fábrica com IP padrão 192.168.1.1, que colide com o IP dos modems das operadoras. A primeira providência é trocar este endereço para 192.168.10.11 (primeiro roteador):
Cabo
O cabo do modem vai no slot RJ45 de entrada WAN, e o do computador usado para configurá-lo vai em qualquer slot LAN.
LAN
IP: 192.168.10.11
Máscara: 255.255.255.0 (Classe C)
WAN
Deixe o IP dinâmico. Como o modem é 192.168.1.1, provavelmente ele vai assumir o endereço 192.168.1.2, a não ser que você possua mais de um roteador primário no local de sua LAN.
B - Roteador 2
O roteador secundário é um antigo Pacific Networks, chinês legítimo. Desligue o cabo que vem do modem para a porta WAN do roteador mestre, pois você pode ter feito tentativas de ligação e um cabo pode ter sobrtado ligado. Ligue o cabo de rede do micro configurador num slot LAN deste roteador secundário. Tenha paciência, pois este também vem com IP 192.168.1.1. Na tela de configuração da LAN, altere para 192.168.2.1.
Aqui fica evidente o significado do número IP na definição de uma OUTRA REDE. Colocando nele o endereço 192.168.2.1, estabelece-se uma nova rede, com uma nova contagem para os computadores a ela adicionados.
LAN
IP: 192.168.2.1
Máscara: 255.255.255.0 (Classe C)
WAN
Coloque o IP dinâmico. Isto significa que, com base no endereço do roteador, ele vai gerar novos endereços para os outros computadores, sem colidir com nenhum endereço da rede estabelecida pelo roteador 1.
Não se apavore se, no painel de status do software deste roteador não aparecerem parâmetros preenchidos.
Feito isto, reconecte o roteador mestre na WAN, coloque um cabo no slot LAN do mestre e conecte a um slot WAN do roteador secundário.
Desligue modem e roteadores. Religue o modem e aguarde um pouco. Religue o roteador mestre e aguarde um pouco, enquanto testa se a Internet está funcionando no micro principal (ligado ao roteador mestre). Ligue o roteador secundário e aguarde, pois sua conexão à Internet pode demorar um pouco mais do que a do mestre.
Está pronto.
IMPORTANTE:
Tentar alterar o IP dos roteadores com o cabo WAN do modem (192.168.1.1) vai lhe dar uma enorme dor de cabeça, pois os IPs são iguais, e a rede enlouquece.
E do terceiro roteador em diante ?
O procedimento deve ser o mesmo do roteador 2. Eles terão o IP dinâmico e crescente, para manter a coerência. O próximo poderá ser o 192.168.3.1 e assim por diante.
A vantegem deste método é a de não perder 2 portas LAN.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Tambem fiz uma configuração assim. Desta maneira cada rede fica inacessivel uma à outra? (porque testei pingar entre as maquinas de cada rede, e o ping respondeu.
ResponderExcluirAs redes não ficam inacessíveis porque as máquinas podem ser achadas pelos IPs (coerência da LAN). No entanto, para configurar os roteadores pode parecer que sim. Basta conectar por Wifi (conexão a cabo ninguém mais faz) à rede que corresponde a aquele Roteador. Isto conserva a coerência.
ResponderExcluirRepetindo: assim ligados, eles estão na mesma LAN. Por isto todos os protocolos respondem.
A chave é o IP.
Saberia me dizer qual configuração entre 2 ou mais roteadores é mais eficaz, LAN-WAN ou LAN-LAN ? Por que o LAN-LAN é mais difundido ?
ResponderExcluirA configuração LAN-WAN é o que entendemos como arranjo em "cascata". No entanto, pelo menos para o uso residencial, com clientes Windows 7, este tipo não está dando certo.
ExcluirFizemos o teste com Smart TV, e simplesmente a TV não consegue resolver o endereço. Só dá certo com o arranjo LAN-LAN.
Provavelmente a deficiência é do tipo de resolução DNS dos provedores em relação aos nossos modems, pois os usuários "mortais" poderiam iniciar sub-provedorias, pois o roteador tem recursos para fazer o modelo LAN-WAN com precisão.
Acerca dos problemas com smart Tvs, eu tenho uma samsung e após colocar um AP em minha residência, passei a ter problemas de DNS com ela, não conectava mais. Pesquisei na net, no velho e bom google e encontrei um tópico que falava sobre configurar o DDNS. Achei esta configuração no meu roteador TPLINK e configurei, antes entrando em algum site que oferecesse o serviço. Me cadastrei no no-ip, configurei o roteador na opção "Dynamic DNS" e deu tudo certo, a smart TV voltou a conectar sem problemas.
ResponderExcluir