A princípio a exibição de um controle Datagrid é bem "tosca". Mas com algumas tags de formatação, a coisa pode melhorar. No exemplo do post anterior substitua a tag asp:DataGrid pelo conteúdo abaixo:
A tag HeaderStyle se refere à primeira linha (a dos títulos das colunas). Uma das falhas deste controle é não produzir tags TH para as colunas dos títulos, o que seria mais correto e de acordo com o padrão W3C. A linha de títulos é uma TR com TDs como qualquer outra linha de dados.
A tag ItemStyle se refere às demais linhas de registros da tabela. Novamente se percebe uma falha gravíssima. Cada linha tem os estilos de ItemStyle repetidos. O correto seria estes possuírem uma referência à uma classe CSS, e esta sim seria definida para fazer a formatação desejada. Falha da Microsoft.
Compatibilidade com jQuery
O jQuery (biblioteca javascript do MIT) oferece infra-estrutura para implantar uma outra biblioteca de manipulação de tabelas: o tablesorter. Como a formatação do DataGrid não obedece ao padrão W3C, a implantação de sua funcionalidade tem que ser feita utilizando o código VBscript de produção dos códigos da tabela de forma a obedecer ao W3C, o que implica em perder a formatação compacta e sucinta do DataGrid. No entanto, o tablesorter tem a vantagem de fornecer as funcionalidades em tempo de cliente, com eficiência muito maior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário